sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

NEW SUPER MARIO BROS U ANALISE E VALE OU NÃO COMPRAR


CONSIDERAÇÕES

"New Super Mario Bros. U" não é tão inovador quanto o irmão mais velho "Super Mario 64", mas é uma aventura incrivelmente divertida e criativa, tornando-o o melhor título da linha "New Mario Bros.".

Como já é costume, a longa jornada (a primeira do herói na era da alta definição) é repleta de referências a títulos antigos, em especial "Mario World" e Mario Bros. 3" - o que, para os nostálgicos, já é motivo de sobra para ficar empolgado.

Além disso, o game faz boas demonstrações de funções do Wii U. Poder jogar na telinha do controle, sem depender da TV, é uma ótima e surpreendente conveniência, enquanto os balões de mensagens da rede social Miiverse proporcionam uma maneira nova e divertida de interagir com outros amigos jogando o game.

Para a experiência ficar perfeita só faltou mesmo a Nintendo adicionar suporte a partidas multiplayer online. Por mais que seja um game criado com o multiplayer local em foco - e, de fato, é muito legal jogar com até outros quatro amigos -, jogar pela internet deixaria o jogo ainda mais completo e versátil.

INTRODUÇÃO

Após passar batido pelos lançamentos de GameCube e Wii, o versátil Super Mario acompanha o lançamento do Wii U em uma aventura à moda antiga que busca mostrar algumas das novas funções do videogame em ação.

A fórmula é a mesma do "New Super Mario" anterior, oferecendo partidas para até quatro pessoas simultaneamente por coloridas e variadas fases em 2D. Uma das principais novidades fica por conta da inclusão de um quinto jogador, que fica no controle GamePad e, pela telinha dele, pode acompanhar a ação e criar blocos para ajudar - ou atrapalhar - os outros jogadores.

PONTOS POSITIVOS

  • Visual lindo
  • Pela primeira vez o mascote da Nintendo se aventura por gráficos de alta definição e o resultado é dos mais agradáveis. Os modelos e cenários são todos reaproveitados dos "New Mario" anteriores, mas isso não incomoda desta vez: as cores vibrantes, efeitos de luz e definição cristalina dão uma camada extra de polimento que deixam o game muito bonito.
  • Jornada grandiosa
  • Jogos de aventura do "Super Mario" sempre oferecem muitas e muitas fases, mas "New Mario Bros. U" faz ainda mais bonito nesse departamento, apresentando um extenso mundo cheio de mapas conectados, que acabam lembrando bastante "Super Mario World".

    Caminhos secretos e bifurcações pelo tabuleiro instigam a retornar a fases antigas e vasculhar cada cantinho por itens, assi como um travesso inimigo - chamado Nabbit - que aparece de vez em quando em níveis já batidos e desafia a pegá-lo, resultando em uma corrida frenética - quase como se estivesse jogando um speed run.

    Para completar, continuam presentes em cada fase três moedas especiais de estrela, que mantém o desafio alto e servem para habilitar fases em um mundo secreto.
  • Fórmula refinada
  • Este já é quarto "New Mario" e o segundo a aparecer em um console caseiro e com suporte a quatro jogadores pulando juntos pela tela. Se por um lado o reaproveitamento da fórmula pode, compreensivelmente, incomodar alguns jogadores e parecer apenas "mais do mesmo" (a despeito do visual HD), por outro a Nintendo mostra domínio total da fórmula.

    "New Mario Bros. U" é familiar, mas ao mesmo tempo não cansa de surpreender, seja por ideias novas ou mesmo por referências pinçadas com cuidado de aventuras passadas do encanador - para a turma retrô, prepare-se para matar saudades de muitos elementos divertidos dos antigos "Mario World" e "Mario Bros. 3".

    O multiplayer continua insanamente hilário, proporcionando muitas risadas e bagunça - mesmo para quem estiver jogando a sério. A inclusão de um quinto jogador pelo GamePad só ajuda a melhorar a brincadeira, já que ele pode criar blocos e ajudar ou atazanar os irmãos Mario e os Toads e também interagir com outros elementos, como blocos que acendem, inimigos e afins.

    Além da campanha principal, há uma série de pequenos e variados desafios que incentivam a voltar ao game mesmo depois de terminar a aventura ou quando não houver muito para jogar. Como o título ainda oferece suporte a conteúdo extra por download, é de se esperar que mais e mais fases e desafios apareçam com o passar do tempo.

    Por tudo isso, "New Super Mario Bros. U" finca a bandeira como o melhor jogo da linha "New Mario" e arrisca até ficar ao lado de clássicos 2D quase intocáveis da série, como os próprios "Mario World" (o primeiro e o segundo) e "Mario Bros. 3".

    CONHEÇA ALGUMAS FASES DO JOGO

  • Bom uso das funções do Wii U
  • "New Mario Bros. U" passa longe das inovações incríveis que ecoam até hoje de "Super Mario 64", mas apresenta de forma versátil e divertida algumas das funções únicas do aparelho.

    Por exemplo, ao jogar sozinho, é possível jogar apenas pela telinha do GamePad, dispensando o uso da TV. Parece simplório, quase sem propósito, mas é uma opção versátil, que incentiva a jogar mais. Você não precisa ligar a TV e sentar no sofá ou cadeira para brincar: pode jogar deitado na cama mesmo, em outro cômodo próximo ao videogame. Da mesma forma, não importa se alguém já esteja usando a TV, a experiência não é comprometida.

    Em contrapartida, ao jogar no televisor, os alto-falantes do controle ajudam a criar um envolvente efeito surround com o som.

    A rede social Miiverse também aparece de forma comedida, mas divertida. Balões com mensagens e desenhos de amigos aparecem pelo mapa e, quase sem perceber, você se pega procurando por todas as mensagens publicadas e logo entra na própria rede social e fica empolgado para fazer seus desenhos e mensagens.

    Não é nada revolucionário e de maneira alguma afeta, de forma prática, a jogatina, mas é um elemento social engenhoso que acaba apresentando uma nova forma de curtir o jogo junto com amigos.

PONTOS NEGATIVOS

  • Sem multiplayer online
  • O "New Super Mario Bros." para Wii pecou imensamente ao deixar de lado a opção de multiplayer online. Em "New Super Mario Bros. U" o problema continua - e de forma ainda mais intensa.

    Para um console que se propõe a posicionar de vez a Nintendo no mundo online, deixar a primeira aventura de seu popular mascote fora da festa da internet acaba sendo algo bem negativo.

    Por mais que os produtores da Nintendo já tenham comentando que as aventuras para console da linha "New Mario" sejam feitas com o multiplayer local em mente (e, na real, é muito divertido jogar com amigos no mesmo lugar), deixar de fora a opção soa como retrocesso e impede de deixar o jogo ainda mais versátil. Enfim, é algo que um eventual (e inevitável) próximo "New Mario" pode e deveria resolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário